A Educação Abre as Portas da Oportunidade


Matemática Aplicada

    Um dos grandes desafios de quem entra em um curso técnico em mecânica ou mecatrônica é acompanhar as aulas que envolvem cálculos. Percebo que um número considerável de estudantes não tem os pré-requisitos necessários, apresentando dificuldade em operações básicas de matemática. Quando converso com outros professores a questão vêm à tona e nos questionamos de quem é a culpa.

    Não há dúvida que há uma deficiência da educação no país, os números do governo mostram que tudo está indo bem e que a educação está melhorando no país, mas basta perguntar para qualquer professor de nível técnico e superior e poderá constatar que o  ensino médio público está deficiente, outros culpam também os próprios alunos por não se dedicarem em seus estudos, os alunos por sua vez falam que a culpa é da escola onde estudaram ou dos professores. Neste estágio, apontar culpados não vai resolver o problema, é necessário que aqueles que entram em um curso técnico assumam a responsabilidade pela obtenção de seu próprio conhecimento, correndo atrás do prejuízo aprendendo o que não foi aprendido e que agora é um pré-requisito para seu progresso.

    Com o objetivo de ajudar nesta recuperação, elaborei este tópico e na medida do possível e de acordo com as dificuldades encontradas procurarei disponibilizar algumas aulas para ajudar na compreensão de alguns princípios que os ajudarão a recuperar o que foi perdido.

    Meu foco em matemática é passar as informações de uma forma que seja possível aplicar os princípios em situações práticas, abordando coisas do cotidiano de quem atua na área ou está em formação, daí vem o tema matemática aplicada.

    Acredito que a aprendizagem significativa e duradoura está relacionada á aplicação daquilo que aprendemos, e se os princípios matemáticos não forem aplicados, cairão em pouco tempo no esquecimento.

    Sugiro que durante seus estudos procurem formas de aplicar em seu dia a dia o que foi aprendido, observe o mundo ao seu redor e procure oportunidades de usar, seja desenvolvendo um projeto em uma empresa ou calculando o volume de um objeto em casa, o importante é usar e estar atento às oportunidades.